Se você é fã do Mazzaropi já deve ter percebido uma figura marcante em seus filmes: o personagem Nhonhô, que aparece nos filmes O Jeca Macumbeiro e Jecão… Um Fofoqueiro no Céu. O ator que deu vida a ele também atuou no clássico Jeca Tatu e no Jeca e a Égua Milagrosa.
Mas quem será que está por trás desse personagem que nos diverte tanto quando assistimos os filmes do Mazzaropi?
Antonio Malhone - O Palhaço Pirolito
Antonio Malhone, mais conhecido como Palhaço Pirolito, nasceu em Nova Europa/SP em 1/11/1922 e foi criado por uma família circense. Filho de Júlio Malhone e Maria Rosa Malhone, perdeu o pai muito cedo e foi criado pelo padrasto, José Alves do Nascimento.
A Vida no Circo
Começou a trabalhar muito cedo no circo. Desde os 6 anos já era conhecido como o Palhaço Pirolito. Aos 18 anos foi convocado para o serviço militar e na volta se casa com a filha do dono do circo em que trabalhava: Benedicta Alva Fernandes.
Mais adiante funda o circo-teatro Guaraciaba, nome que homenageia sua filha, Guaraciaba, que se apresenta como acrobata e é a estrela do show. A princípio o circo ficava no bairro do Jaçanã em São Paulo e em pouco tempo se torna referência em equipamento, montagem, figurino e método de produção.
Como chefe do circo, Antonio Malhone era exigente, não admitia palavrões durante o show, e sempre encantava o público com seus espetáculos.
A Parceria com Amácio Mazzaropi
Antonio era conhecido por ir do cômico ao drama com perfeição e foi no universo do circo que conheceu Mazzaropi e recebeu o convite para atuar no clássico Jeca Tatu, lançado em 1959. Nesse filme, ele faz o deputado milionário que recebe o Jeca em sua mansão. Veja uma cena dos 2 nesse filme logo abaixo:
Mais adiante, Antonio Malhone participa nos filmes O Jeca Macumbeiro e Jecão… Um Fofoqueiro no Céu, atuando com o mesmo personagem em ambos: Nhonhô.
Como Nhonhô, Antonio Malhone participa de uma das cenas mais marcantes dos filmes de Mazzaropi. Prestes a falecer, ele decide deixar sua fortuna como herança ao Jeca (Mazzaropi). Assista abaixo:
Carreira no Cinema
Após atuar com Mazzaropi, as portas se abriram para Antonio Malhone, que atuou também com grande destaque no filme Luar do Sertão, de 1971, filme em que aparece em quase todas as cenas.
Final da Vida
Muito hiperativo, Antonio Malhone rodou com o circo-teatro Guaraciaba por todo interior e litoral paulista. Infelizmente o circo chega ao fim na década de 1980 e Antonio se fixa na cidade de Votorantim/SP, onde passou seus últimos dias com sua segunda esposa, Maria Isabel de Oliveira.
Muito popular, alegrava todo mundo com seu carisma e histórias divertidas. Era uma figura extremamente agradável e querida por todos da cidade. Foi diagnosticado com câncer no fígado, que o fez passar seus últimos dias sem sair de casa, de cama.
Faleceu aos 77 anos no dia 25/12/1999 em decorrência do câncer.
Filmografia
- 1959 – Jeca Tatu … (Deputado)
- 1963 – Lá no Meu Sertão
- 1971 – Luar do Sertão
- 1972 – Os Desempregados
- 1972 – Os Três Justiceiros
- 1974 – Jeca Macumbeiro … (Nhônhô)
- 1977 – Jecão… Um Fofoqueiro no Céu … (Nhonhô)
- 1980 – Jeca e a Égua Milagrosa … (Padre)
Serviço
O Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: aberto aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Agendamento de grupos de terça-feira a domingo das 9h às 16h.
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).