Elza Soares morreu hoje aos 91 anos. A notícia foi divulgada pelo perfil oficial do Instagram da cantora. O texto explica que Elza faleceu às 15h45 de causas naturais, em casa, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 20 de janeiro de 2022.
A morte de Elza Soares ganhou repercussão em todos os veículos de impressa. Nas redes sociais, diversos artistas expressaram suas condolências e demonstraram carinho e admiração pelo legado deixado pela artista.
A Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba do coração de Elza Soares, decretou luto oficial e expressou homenagens a diva da música brasileira: “Você foi uma das maiores deste país. Só podemos agradecer por tudo. Consternados! Essa é a nossa homenagem! Obrigado, Deusa”.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro também decretou luto oficial de 3 dias como forma de homenagear a cantora.
Trajetória
Dona de uma voz potente, Elza lançou ao longo de sua carreira 34 discos de gêneros musicais diferentes. A garota de origem humilde, que quebrou o preconceito ao levar a sua música a todos os cantos do país mostrou seu talento para o Brasil pela primeira vez aos 13 anos, em um show de calouros de Ary Barroso e não parou mais de nos surpreender e encantar.
Superou inúmeras dificuldades e se tornou a cantora brasileira do milênio, eleita pela rádio BBC de Londres no ano de 1999.
No ano de 2016, a cantora ganhou o Grammy de melhor álbum de música popular brasileira com “A Mulher do Fim do Mundo”, disco lançado em 2015 e que trouxe novas sonoridades ao trabalho da cantora, além de inovar ao trazer temas contemporâneos em suas letras e acabou conquistando grandes elogios da crítica.
Elza nos filmes de Mazzaropi
Considerada uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira, Elza também participou dos filmes de Mazzaropi. Foram três filmes: “O vendedor de Linguiça”, “O Puritano da Rua Augusta” e “Um caipira em Bariloche”.
Confira uma homenagem feita pelo Museu Mazzaropi a Elza Soares no vídeo abaixo: