Pular para o conteúdo
  • O Museu
  • Mazzaropi
    • Quadro a Quadro
    • Filmografia
    • Personagens
    • Música
    • Tirinhas do Mazza
    • Sucesso e Crítica
  • Visite
  • Grupos
  • Jornal do Mazza
  • Acervo
  • Contato
  • O Museu
  • Mazzaropi
    • Quadro a Quadro
    • Filmografia
    • Personagens
    • Música
    • Tirinhas do Mazza
    • Sucesso e Crítica
  • Visite
  • Grupos
  • Jornal do Mazza
  • Acervo
  • Contato

Home » Filmes » O puritano da Rua Augusta

1965

O puritano da Rua Augusta

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

1º rolo: Pundoroso, industrial recém-chegado de viagem, veicula sua nova religião pautada por firmes valores morais. Indispõe-se, logo de saída, com os filhos, “jovens transviados”, que recebem a proteção de Carmem, fogosa segunda esposa de Pundoroso, e de Dona Raimunda, mãe desta. Filomena e o marido Dagoberto, respectivamente irmã e médico de Pundoroso, posicionam-se a favor do industrial visando interesses financeiros. (294,2 m)
(São Paulo: centro da cidade – Viaduto do Chá, Avenida São João, Avenida 9 de Julho, túnel, Rua Augusta. Mansão: jardins, sala, sala de jantar. Automóveis. Empregados negros. Padre.)
2º rolo: A Liga Religiosa dos Ciprianistas, reunida em casa de Pundoroso, decide revigorar uma ampla campanha a favor da moralização dos costumes, hoje degradados nas roupas e nos costumes dos jovens. A filha Gaby, recém-retornada dos Estados Unidos, é marcante exemplo contrário à “filosofia” de Pundoroso e sua Liga. Medidas drásticas devem transparecer no interior das próprias casas e famílias. (289,3 m)
(Mansão: sala de jantar, quarto de rapaz, sala. Empregada negra. Automóveis.)
3º rolo: Na madrugada, a fiscalização da Liga mantém-se intensa, flagrando as “fugas” noturnas dos filhos mais velhos de Pundoroso e exigindo, em consequência, atitudes mais “saudáveis” como o bom trabalho a ser desempenhado na fábrica de Pundoroso. Este, inicialmente, se propõe a fazer pregações em praça pública. (287,4 m)
(Mansão: quarto, sala. Empregados negros. Escritório de fábrica. Praça pública, banda musical, entoação do “hino dos ciprianistas” – Mazzaropi canta inclusive. Ônibus Lapa-Praça da Sé.)
4º rolo: Depois, entoam pregações moralizantes em uma boate, provocando grandiosa confusão. Na casa de Pundoroso, todavia, os jovens assumem a nova dança do “twist”. O pai, ao retornar, expulsa os “vândalos” de sua casa e enfrenta a revolta da esposa, da sogra e dos filhos. Filomena e Dagoberto apartam a discussão. (287,4 m)
(Mansão: sala. Elza Soares e Waldyr Mussi e seu conjunto – 20 m cantam “O negrinho e a senhorinha”. Boate: interiores. Gerente. The Jordans – 135 m – e Lancaster – 189 m, conjunto de “twist”. São Paulo: Rua Augusta. Empregada negra.)
5º rolo: A Liga dos Ciprianistas decide atacar os “demônios” de uma turma de “jovens inconsequentes”. Pundoroso passa mal e Dagoberto recomenda repouso absoluto. A família reluta em tirar férias com o pai mas, sabendo tratar-se de um caso de vida ou morte, convencem-no a sair de São Paulo. (277,8 m)
(Mansão: sala. Escritório da Liga (tipo Exército da Salvação). Praça Pública, conjunto de “twist” – Lancaster?.)
6º rolo: A família inteira decide ir à praia, acatando ordens de vestirem antiquíssimos maiôs, com exceção de Carmem e seu audacioso traje de banho. Pundoroso tem uma nova recaída e retorna a São Paulo. Para surpresa geral, o moralista tira proveito de sua doença, contratando Lili, uma “boa” enfermeira particular, e castigando a esposa e a sogra com atitudes que incorporam a juventude. (296,3 m)
(Mansão: quarto, jardins. Guarujá, SP: praia, mar. Empregados negros. Automóveis.)
7º rolo: Carmem e Raimunda acatam as novas ordens mas se irritam com as “semvergonhices” de Lili e Pundoroso. Os filhos se divertem e cobiçam a enfermeira. Pundoroso participa, e vence, uma “gincana” automobilística para a qual arrasta a sogra, sem o consentimento desta, em incríveis emoções juvenis. Carmem e Raimunda começam a mudar de idéia quanto aos costumes “modernos”, ora adotados por Pundoroso. (290,2 m)
(Mansão: jardins, sala, quarto. Parque Ibirapuera. Mazzaropi canta – 189 m. – “Sou mais eu”. Automóveis. Empregado negro. Praça pública.)
8º rolo: Os negócios de Pundoroso começam a periclitar. Carmem, involuntariamente, trama a internação dele em um hospício. Pundoroso e Gaby desaparecem repentinamente. Filomena, percebendo um estratagema por detrás destes desaparecimentos, provoca ampla discussão em família. Pundoroso é retirado do sanatório, após rápidas investigações. Raimunda decide abandonar a casa e Carmem se defende das acusações. (280,9 m)
(Praça pública. Empregados negros. Escritório de fábrica. Mansão: sala, quarto. São Paulo: Rua Augusta. Sala de espera, médico, varanda de hospital.)
9º rolo: Pundoroso, apoiado pelos filhos, decide separar-se de Carmem mas a reclusão de Gaby em um convento torna a reuní-los. Dagoberto propõe um meio-termo moral e reaviva o amor de Carmem por Pundoroso que, ora menos fanatizado, retira Gaby do convento e se despede de seus irmãos da Liga. (293,5 m)
(Mansão: sala, jardins. Convento, freiras. Automóveis. Banda musical, “hino dos ciprianistas”.)
São Paulo: Parque Ibirapuera, Rua Augusta. Ambiente urbano, classe média. Juventude, moralismo, novos costumes. Comédia de costumes.

Elenco

Amácio Mazzaropi (Pundoroso) • Marly Marley (Carmem) • Marina Freire (Raimunda) • Elisabeth Hartman (Filomena) • Edgard Franco (filho do Pundoroso) • Henricão (empregado da casa) • Gladys • Julia Kovacs • Darla • Marlene Rocha • Carlos Garcia • Zéluiz Batista Pinho • Claudio Maria • Augusto César Ribeiro • Aristides M. Ferreira • Cleusa Maria • Etelvina dos Santos • Humberto Militello • Durvalino Simões • Sonia Maria dos Santos • João Batista de Souza • Celso F. Guizard

Comédia, ficção; 102 minutos; censura livre

Cia. Produtora: PAM Filmes (Taubaté, SP)
Direção: Amácio Mazzaropi
Assistente de direção: John Doo, Norbert Spiegler, Pena Filho
Argumento: Amácio Mazzaropi
Colaborou no roteiro: Alvim Barbosa
Diretor de fotografia: Giorgio Attili
Câmera: Geraldo Gabriel
Assistente de câmera: Rosalvo Caçador
Foquista: Maciel Afonso Fraga
Engenheiro de som: Constantino Warnowsky
Assistente: Alexandre Warnowsky
Montagem: Mauro Alice
Maquilagem: Maury Viveiros
Direção musical: Hector Lagna Fietta
Solos de violino: Elias Slon
Canção: “Sou mais eu” Let Kiss (sic), de Nazareno de Brito, canta Mazzaropi; “O neguinho e a senhorinha”, de Noel Rosa e Abelardo da Silva, canta Elza Soares; “Você fugiu da escola”, de Dora Lopes e Gilberto Lima, canta Claudio Guimarães; “Hino dos ciprianistas”, de Elpídio dos Santos
Conjuntos: The Jordans; Lancaster; Waldyr Mussi e seu conjunto    
Continuidade: Adalberto Pena
Estúdio de filmagem: Cia. Cinematográfica Vera Cruz
Laboratório de imagem: Rex Filme S. A.
Sistema cor: b x p
Metragem: 2.598,8m
Filmado em: 35mm; em 24 q
Local da produção: São Paulo, SP
Ano de produção: 1965

 

Fotos de cena e bastidores

Previous
Next

Divulgação (Lobby Cards)

Previous
Next

CARTAZ

18.OPuritanoDaRuaAugusta

Home » Filmes » O puritano da Rua Augusta

Estrada Amácio Mazzaropi, 249
12086-020 Taubaté – SP
Tel. 12 3634.3446

  • facebook
  • instagram
  • youtube
  • tumblr
O Museu | Mazzaropi | Visite | Grupo | Jornal do Mazza | Acervo | Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR