Que a PAM Filmes foi uma das maiores companhias de cinema do Brasil você já sabe. Os filmes do Mazzaropi eram feitos com os equipamentos mais modernos de sua época e contavam com um grande elenco de atores, atrizes e técnicos experientes.
Mas você sabia que uma boa parte da equipe do Mazza eram os Fiscais de Filme?
As Exibições no Cinema
As filas nos filmes do Mazzaropi dobravam as esquinas e as estreias paravam o centro de São Paulo.
Diante de um público tão grande, como era possível controlar a bilheteria? Será que os donos das salas de cinema repassavam para as distribuidoras o número correto das entradas vendidas? Esse dilema, Mazzaropi resolveu contratando um verdadeiro exército de Fiscais de Filme.

Quem eram os Fiscais de Filme?
Eles faziam o controle de quantas pessoas entravam nas salas, com o auxilio de um contador manual.
Depois de conferido pelo responsável do cinema, os dados coletados pelos Fiscais eram apresentados na Pam Filmes para a devida cobrança da porcentagem no resultado da bilheteria do cinema.
Mazzaropi era um artista de grande sucesso e um criativo empreendedor do cinema brasileiro.

Os famosos contadores manuais
Com um mundo de gente passando pela roleta de entrada, o fiscal ficava bem por perto de olho no público, adulto ou criança, isto é, inteira, pressionava duas vezes a pequena alavanca do contador, meia, uma vez só. O pessoal do cinema não gostava dos fiscais mas, o que se pode fazer… filme do Mazzaropi era certeza de casa cheia então deixa pra lá o senhor fiscal e vamos comemorar mais um filme do Mazza.

Hoje você pode ver esses contadores de perto no Museu Mazzaropi e conhecer muitas outras histórias. Demais, né?