Você sabia que o filme Jecão… Um Fofoqueiro no Céu, lançado em 1977, foi um grande alvo dos críticos de cinema da época? Neste artigo vamos te contar este causo.
O Filme “Tubarão” de Steven Spielberg
Para entender a história vamos voltar um pouco no tempo. Dois anos antes, em 1975, era lançado o filme Tubarão, dirigido por Steven Spielberg. Um sucesso de crítica e público, principalmente por conta da produção hiper realista do tubarão-branco mecânico que atacava os banhistas da praia fictícia Amity Island.
A Crítica
Naquela época todos os grandes estúdios do Brasil estavam fechando as portas ao mesmo tempo em que Mazzaropi prosperava com seu império do cinema, a PAM Filmes.
Dentro deste contexto, criou-se uma expectativa em relação ao lançamento de Jecão… Um Fofoqueiro no Céu. A crítica esperava uma produção realista, tal qual foi o Tubarão de Spielberg. Ao se depararem com o lúdico teatral do Mazza, sobraram críticas! Principalmente para os cenários do Céu e do Inferno.
Era a classe intelectual que não entendia o lúdico de Mazzaropi e concluía que não fazia bom uso de toda sua estrutura.
A Resposta de Mazzaropi
Ao ser questionado sobre o teor das críticas que estava recebendo, Amácio Mazzaropi foi categórico e genial.
Disse que em primeiro lugar, ele nunca esteve no céu ou no inferno para saber como construir um cenário realista desses locais. E em segundo lugar, disse que seu cinema vinha do Teatro e do Faz de Conta, onde o espectador imagina e faz parte do filme.
O cenário de Mazzaropi não foi feito para convencer as pessoas. Ele é lúdico e imaginário. O Cinema de Mazzaropi envolve o espectador em sua obra.
Assista o Filme Completo: Jecão, Um Fofoqueiro no Céu
Serviço
Museu Mazzaropi
Endereço: Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim – Taubaté (SP)
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: aberto para público aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30.
Agendamento de grupos: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 16h. Sábados e domingos, das 8h30 às 11h00.
Ingressos: R$ 11 (inteira) e R$ 6 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).