Você sabia que Elizabeth Hartmann atuou em 7 Filmes de Amácio Mazzaropi? Os personagens dela sempre tiveram grande destaque nos filmes! Mas será que ela era vilã ou mocinha? Neste artigo listamos todos os filmes e desvendamos cada personagem que ela fez.
Trajetória da Atriz
Elizabeth Hartmann nasceu em Porto Alegre/RS e quando adolescente sonhava em ser atriz e estudou pra isso. Fez peças de teatro antes de se mudar para São Paulo, onde ganhou visibilidade trabalhando como manequim dos estilistas Dener e Clodovil.
Se tornou uma atriz muito requisitada em diversas produções. No Cinema, atuou em 25 filmes, sendo 7 deles com Amácio Mazzaropi. Na Televisão, fez novelas e minisséries de grande alcance, como Dona Flor e Seus Dois Maridos, exibida pela Rede Globo, e A História de Ana Raio e Zé Trovão, que foi ao ar pela Manchete.
Seu último trabalho na TV foi a novela Corações Feridos, do SBT, em 2012. E no Cinema, finalizou sua carreira brilhante com o filme documental Memórias da Boca, de 2015. Veja aqui mais detalhes sobre a biografia de Elizabeth Hartmann.
Mazzaropi e Elizabeth Hartmann: Parceria de Sucesso!
Com a ascensão de Elizabeth, ela chamou a atenção do exigente cineasta Mazzaropi e passou a ser figurinha carimbada em seus filmes. Sempre com papéis de destaque, interpretava personagens que mudavam o rumo das tramas.
Veja abaixo todos os filmes do Mazza com Elizabeth Hartmann e conheça detalhes de suas personagens.
O Puritano da Rua Augusta (1965)
O Puritano da Rua Augusta foi lançado em 1965 e é o primeiro que conta com Elizabeth Hartmann no elenco, dando início a uma próspera parceria. Sua estréia já é com destaque, interpretando Filomena, a irmã de Pundoroso (Mazzaropi). Na trama, ela joga o irmão contra a esposa e filhos, incentivando o moralismo exagerado do personagem. Clique aqui para assistir este filme completo grátis.
O Jeca e a Freira (1968)
A segunda vez que Elizabeth Hartmann trabalhou com Mazza foi em O Jeca e a Freira, de 1968. Seu papel teve tanto destaque que sua personagem aparece no título do filme! Ela interpreta Isabel, a Freira que durante toda a trama ajuda Sigismundo (Mazzaropi) a retomar a guarda de sua filha, raptada pelo poderoso latifundiário, Pedro. Clique aqui para assistir Elizabeth e Mazzaropi atuando neste filme.
No Paraíso das Solteironas (1969)
No Paraíso das Solteironas, de 1969, conta com uma trama complexa em que a cigana interpretada por Elizabeth Hartmann apazigua a tensa situação vivida por J.K. (Mazzaropi), que vê sua filha apaixonada por um cigano ao mesmo tempo que é alvo das investidas agressivas do Delegado e do Chefe da quadrilha de bandidos. Curiosidade: para interpretar a personagem, foi a primeira vez que Elizabeth Hartmann pintou seus cabelos de preto em sua vida.
Uma Pistola Para Djeca (1970)
Em Uma Pistola Para Djeca, lançado em 1970, Elizabeth Hartmann é a professora de Paulinho, filho bastardo gerido por Eulália, filha de Gumercindo (Mazzaropi) que foi violentada pelo filho do Coronel Arnaldo. A Professora ajuda Paulinho a lidar com a rejeição e preconceito que sofre por ser filho de uma mãe solteira.
Portugal... Minha Saudade (1973)
No filme Portugal… Minha Saudade, de 1973, Elizabeth Hartmann participa de uma cena hilária, que pode ser vista no vídeo acima. Ela é a esposa do motorista (Carlos Garcia) que se envolve em um acidente de trânsito com Sabino (Mazzaropi).
Jecão, um Fofoqueiro no Céu (1977)
Em um dos filmes mais celebrados de Mazzaropi, Jecão, um Fofoqueiro no Céu, de 1977, Elizabeth Hartmann interpreta a Freira de um orfanato que está interessada na ajuda que Jecão (Mazzaropi) pode dar às crianças com a fortuna que ganhou na loteria esportiva. Mais à frente, Jecão é assassinado e é ela quem ajuda a solucionar o caso. Clique aqui para assistir este filme completo grátis.
Jeca e seu Filho Preto (1978)
Na obra Jeca e Seu Filho Preto, de 1978, Seu Zé do Traque (Mazzaropi) é o pai de Antenor (Everaldo Lobão). Elizabeth Hartmann interpreta Dona Carolina, a primeira a perceber a paixão entre Antenor e a professora Laura (Carmen Monegal). É ela quem anuncia a confusão que iríamos assistir com o desenrolar do filme.
Serviço
O Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim
Telefone: (12) 3634-3447
Horários: aberto aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Agendamento de grupos de terça-feira a domingo das 9h às 16h.
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).