O multiartista Amácio Mazzaropi morreu há 41 anos, no dia 13 de junho de 1981, vítima de câncer na medula. Tinha então 69 anos.
Calejado pelas duras batalhas da vida, lutou contra a doença por cerca de seis anos, um tempo maior do que os médicos haviam estimado que ele viveria e, mesmo quando já estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, não desistia e acreditava que poderia se recuperar. Tanto que chegou a reunir a equipe no hospital para tratar do próximo filme, Maria Tomba Homem.
Não viveu para fazer "a fita" mas a obra que deixou continua viva
A comoção de sua morte movimentou o país naqueles dias. Depois do velório no Hospital Einstein com a presença de artistas e personalidades, milhares de fãs perfilaram-se à beira da rodovia Dutra para se despedirem do querido Jeca em sua última viagem até a cidade de Pindamonhangaba onde está enterrado ao lado dos seus pais.
O túmulo no cemitério municipal de Pindamonhangaba é sempre visitado por fãs vindos de todos os cantos do país e não é raro acontecerem serestas e cantorias no local relembrando suas inúmeras músicas de sucesso, entre elas destaca-se uma de seu compositor preferido e eterno amigo, Elpídio dos Santos, cuja letra começa assim:
Mazzaropi já tinha morrido antes?
Saudade não quer dizer tristeza. Assim, o Museu Mazzaropi homenageia o aniversário da morte do artista também relembrando as vezes que Mazzaropi morreu antes de morrer. Nos filmes, é claro.
Em “Jecão, um fofoqueiro no céu” tem a sequência em que ele morre e primeiro vai para o céu, do jeito dele, saltando de nuvem em nuvem enquanto a “anja” flutua impassível às conversinhas dele.
Mais adiante, na hora do enterro, no caminho pro cemitério, o defunto aparece andando no meio do cortejo. O povo larga mão de tudo, até do caixão, e corre. O padre, que não acredita em assombração, levanta a batina e dá no pé. Pra apaziguar o medo, o defunto solta essa: “Cêis não tão vendo que o defunto tá morto?” e por aí vai…
O Lamparina: Morreu ou Estava Sumido?
Em “O Lamparina”, todo mundo acha que Bernardino Jabá, personagem de Mazzaropi, morreu. Na verdade, ele estava preso e um ano depois é solto.
Serviço
O Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: aberto aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Agendamento de grupos de terça-feira a domingo das 9h às 16h.
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).