Quando foi convidado para o teste no filme Sai da Frente, da Cia Cinematográfica Vera Cruz, Mazzaropi já era conhecido. O circo, o teatro e finalmente o rádio, o tinham tornado popular em todo o país. Agora, em 1950, ele estreia o primeiro programa de humor da tv brasileira, o Rancho Alegre, na recém-criada TV Tupi de São Paulo.
Embora quase ninguém tivesse um aparelho de tv naqueles tempos, foi por causa da tv que Mazzaropi acabou sendo convidado para estrelar o filme.
Uma noite no Nick Bar, – que ficava ao lado do Teatro Brasileiro de Comédia fundado pelo industrial italiano Franco Zampari, o mesmo que criou a Vera Cruz com o apoio da elite paulista -, o ator Renato Consorte conversava com o diretor Abílio Pereira de Almeida e o roteirista Tom Payne.
Falavam sobre quem poderia ser a estrela do Sai da Frente: “precisa ser alguém com a cara de São Paulo! Alguém para deixar claro que se trata de um filme paulista.” O sentimento de paulistaneidade, que depois consagrou a frase “a cidade que mais cresce no mundo”, queria se diferenciar do cinema carioca e suas famosas chanchadas.
O Teste de Mazzaropi
Um dos raros aparelhos de tv no país ficava no Nick Bar e era hora do Rancho Alegre: “Abílio, olha o cara que você procura!” – exclamou Renato, mostrando Mazzaropi na telinha.
Mazzaropi fez o teste para o filme e foi aprovado. Dias depois, Abílio o convidou para ir aos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo, para acertar o contrato.
Mazzaropi respondeu que tinha um outro compromisso para aquele dia e propôs que Abílio fosse a sua casa para tratarem do assunto. Quem fez o meio de campo dessa conversa foi o ator João Restiffe que contracenava no programa de tv com Mazzaropi e era conhecido de Abílio.
Restiffe frequentava a casa de Mazzaropi quando combinavam as falas do programa semanal e conta que no dia marcado foram à Casa Prata, famosa por seus alimentos finos e bebidas importadas.
– “Mazzaropi queria impressionar o Abílio. Então, na hora marcada, Mazzaropi apareceu muito bem vestido, totalmente diferente da figura do caipira simplório dos palcos, e sentamos à mesa, repleta de iguarias estrangeiras. O Abílio não esperava tudo aquilo.”
Depoimento de Restiffe sobre Mazzaropi no Cinema
João Restiffe conta a negociação ousada de Mazzaropi para a estreia no cinema. Documentário “O Cineasta das Plateias”.
Claudio Marques – Curador Museu Mazzaropi
Artigo baseado nos depoimentos de João Restiffe e Renato Consorte.
Assista uma cena do filme Sai da Frente
Serviço
O Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: aberto aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Agendamento de grupos de terça-feira a domingo das 9h às 16h.
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).