Com o objetivo de tornar acessível a linguagem audiovisual, além do trabalho com estudantes da rede pública de Taubaté, o projeto GCA desenvolve oficinas de cinema com professores(as), que colocam a mão na massa e revelam seus olhares sobre a sala de aula, a vida, suas dores, anseios e alegrias em um viés artístico.
Oficinas de audiovisual para professores
Através de oficinas ministradas por profissionais consolidados do audiovisual, como o coletivo Lentes Periféricas e o roteirista Alexandre Gennari, os professores da rede pública de Taubaté aprenderam na prática todas as etapas da produção audiovisual, desde o argumento, roteiro, produção, noções básicas de luz e direção, e a edição do material.
E para que possam orientar seus alunos em sala de aula, cada grupo de professores desenvolveu uma peça no formato curta-metragem com os mesmos materiais que estão disponíveis para estudantes. A captação e edição do material, por exemplo, foi feita com um aparelho celular.
A grata surpresa veio ao assistir o resultado. Além de equipa-los com conhecimento na área, a atividade revelou o olhar dos professores sobre o cotidiano em sala de aula. Um ponto de vista pouco retratado em formato artístico. Assista abaixo algumas das obras.
O resultado
Projeto GCA (Giz, Câmera, Ação)
Até 14 de agosto alunos e professores da rede pública de ensino de Taubaté terão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o cinema, graças a cursos, exibições e visitas mediadas no Museu Mazzaropi, cujo acervo conta com itens da vida e obra do diretor e ator Amácio Mazzaropi e ao seu estúdio PAM Filmes. Trata-se do projeto “Giz, Câmera, Ação: a magia do cinema”, realizado pelo Museu em parceria com o Sesc São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação.
A iniciativa, que começou em março, tem objetivo de atender 3.254 estudantes do 9º ano, com oficinas de cinema de terça a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h, até 7 de julho, e também com visitas ao Museu até 5 de julho para a exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade”, que combina arte e ciência na magia dos efeitos óticos, imagens em movimento, músicas, objetos cenográficos, equipamentos de cinema da época e recursos digitais atuais.
Fotos do Projeto GCA
Serviço
O Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: aberto aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Agendamento de grupos de terça-feira a domingo das 9h às 16h.
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).