Amácio Mazzaropi é uma lenda do cinema brasileiro. Seu sobrenome se tornou praticamente um sinônimo do caipira do interior de São Paulo. Mas será que ele era caipira mesmo, igual ao seu personagem?
Vamos voltar um pouco no tempo para entender tudo sobre o nascimento do Mazza!
O Pai era italiano e a Mãe filha de portugueses
Em 1890, o casal João José Ferreira e Maria Pitta Ferreira, nascidos em Ponta do Sol, Portugal, chegam ao Brasil e vão morar em Taubaté, onde tiram seu sustento cultivando hortaliças. Ali nasceram Clara (A mãe de Amácio Mazzaropi) e seus seis irmãos.
Nos anos 1900, os Mazzaropi chegam da Itália ao Brasil: Amázzio e Ana com seus filhos Domingos e Bernardo (O Pai de Amácio Mazzaropi). Eles trabalhavam na agricultura em Dourados/SP e depois no Paraná.
O Nascimento de Amácio Mazzaropi
Em 1910, já casados, Clara e Bernardo moram em São Paulo no bairro de Santa Cecília. Ela trabalhava como empregada doméstica e ele como motorista de automóvel de aluguel.
Em 9 de abril de 1912, nascia Amácio Mazzaropi naquela pequena casa em São Paulo.
Diferente do que muitos pensam, Mazza era paulistano.
Mazzaropi morou em Taubaté?
Em 1914, a falta de dinheiro e o espírito inquieto do pai, levam a família Mazzaropi de volta para Taubaté, onde Bernardo vai trabalhar como operário têxtil na Companhia Taubaté Industrial – CTI.
Amácio Mazzaropi cresceu em Taubaté e foi no interior que se apaixonou pelos palcos e picadeiros!
Curiosidade: Mazzaropi e o personagem Caipira
Quando estava começando sua carreira, um amigo do Mazza sugeriu que ele inventasse um nome artístico para se apresentar, já que “Mazzaropi” era um sobrenome italiano e nada tinha a ver com caipira.
Mazza respondeu para o amigo que se seu sobrenome não era caipira, ele ia fazer ser!
…e não é que conseguiu? Mazzaropi é sinônimo do caipira que a gente adora!
Assista ao Documentário do Mazzaropi
Serviço
O Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: aberto aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Agendamento de grupos de terça-feira a domingo das 9h às 16h.
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).