Conversa com D. Pedro II, dança com a Marquesa de Santos e foge da espada de D. Pedro I. A sequência abaixo faz parte do filme O Gato de Madame, de 1956, e foi toda rodada no interior do Museu do Ipiranga que agora reabre ao público em comemoração aos duzentos anos da Independência do Brasil.
Uma Noite no Museu
As gravações foram feitas durante a noite e madrugada, o Museu estava fechado e a equipe pode usar o museu como cenário. Inclusive na cena em que Mazzaropi e Odete Lara, a Marquesa de Santos, deitam-se numa cama.
Apesar da numerosa equipe, dos maquinários, holofotes e toda a parafernália que a produção de um filme precisa, por sorte, não aconteceu nenhum acidente. Mas no filme dá pra perceber Mazzaropi deitando na cama devagarinho, com todo cuidado.
Na cena anterior, D. Pedro II havia saído da pintura de um famoso quadro seu para conversar com Mazzaropi e juntos caminham pelo Museu, observam o quadro de Deodoro da Fonseca e chegam ao aposento onde D. Pedro I dança com sua famosa amante, Domitila de Castro, a Marquesa de Santos.
Visite o Museu do Ipiranga
Aproveite para visitar o Museu do Ipiranga e rever os lugares onde Mazzaropi filmou.
Você vai poder confirmar se Mazzaropi deitou na verdadeira cama da Marquesa de Santos.
O filme, dirigido por Agostinho Martins Pereira, foi um sucesso de público e as cenas no Museu do Ipiranga estão entre as melhores do filme, segundo os críticos da época.
Agora que voltou à cena, vida longa ao Museu do Ipiranga!!!
Serviço
O Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: aberto aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Agendamento de grupos de terça-feira a domingo das 9h às 16h.
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).