Você sabia que Amácio Mazzaropi era fanático por futebol? A paixão era tanta, que chegou a gravar cenas no Estádio do Pacaembu em uma época muito especial.
Na ocasião, gravou 2 jogos do Corinthians contra o Palmeiras em 1966, pouco mais de duas décadas após a inauguração do Estádio.
A Concha Acústica do Pacaembu
O Estádio Pacaembu, inaugurado em 27 de abril de 1940 com capacidade para 70 mil pessoas, foi construído não apenas para sediar partidas de futebol. Além de atrações esportivas, era palco para apresentações artísticas, sociais e culturais.
Para isso, era equipado com uma Concha Acústica que servia também como anfiteatro, além de provocar um efeito acústico que engrandecia o canto das torcidas durante os jogos.
A Concha foi demolida em 1970 para dar lugar ao tobogã que aumentou em 12 mil lugares a capacidade do Estádio.
Registro Histórico no Filme de Mazzaropi
A Concha Acústica do Pacaembu foi registrada em qualidade de cinema no filme “O Corintiano“, lançado em 1966 por Amácio Mazzaropi. O filme mostra a rixa entre o barbeiro Manuel (Mazzaropi), corintiano fanático, com seu vizinho italiano, torcedor do Palmeiras.
Hoje você pode assistir esse filme em alta resolução, restaurado pelo Instituto Mazzaropi.
Assista o Filme "O Corintiano" Completo
Curador do Museu Mazzaropi conta Causo no Pacaembu
Serviço
O Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: aberto aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Agendamento de grupos de terça-feira a domingo das 9h às 16h.
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).