Homenagem do Google: saiba quem foi Amácio Mazzaropi

Doodle: Google faz homenagem para Amácio Mazzaropi

O Doodle desta sexta-feira na página inicial do Google homenageia o aniversário de 109 anos de Amácio MazzaropiA ilustração, feita por Arthur Vergani, valoriza as multifacetas do ator, que brilhou também por trás das câmeras como roteirista, produtor, diretor e empreendedor.

Ele é exibido no Brasil nas versões do buscador para computador e celular, sendo possível compartilhar a arte por e-mail e redes sociais.  

Saiba quem foi Amácio Mazzaropi

Filho de italiano, Mazzaropi nasceu em 1912 em São Paulo no bairro de Santa Cecília e criou laços no interior, na cidade de Taubaté, onde se apaixonou pelo universo dos circos. Foi nesta cidade em que construiu uma verdadeira indústria do cinema com a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi), após se consagrar nos teatros de arena, rádio e televisão. 

Ao todo foram 32 filmes estrelados por Mazzaropi, 24 desses feitos por sua produtora independente.

Mazza ficou conhecido por interpretar o caipira matuto inspirado pelos irmãos Sebastião e Genésio Arruda. Foram muitos Jecas retratados em suas obras, o mais famoso era a personificação do Jeca Tatu, um personagem de Monteiro Lobato

Previous
Next

Estrelas no elenco

Em seus filmes, Mazzaropi lançou diversos talentos nacionais como Odete Lara, Tarcísio Meira, Zilda Cardoso, Luis Gustavo, Roberto Pirilo, Emiliano Queiroz, Ruth de Souza, Adoniran Barbosa, etc.

 

Legado

Hoje seu legado é preservado através do Museu Mazzaropi com um acervo de mais de 20 mil itens. O museu fica dentro do Hotel Fazenda Mazzaropi, local em que o cineasta gravou seus últimos 5 filmes.

Localização: Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 249. CEP 12086-020 – Taubaté/SP.
Telefone: 12 3634 3445

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *