Se Amácio Mazzaropi estivesse vivo, provavelmente estaria lançando um filme hoje. Você sabia que muitas de suas estréias aconteciam dia 25 de janeiro? Descubra aqui o motivo disso e o porque de ele ter parado de lançar filmes nesta data na década de 1970.
Aniversário da Cidade de São Paulo
Hoje, dia 25/01/2022, comemoramos o aniversário de São Paulo, que completa 468 anos. Para homenagear a cidade que nunca dorme, nada mais justo que relembrarmos das estréias dos filmes do maior cineasta brasileiro, Amácio Mazzaropi.
Mazzaropi escolhia esta data para suas estréias pois tinha o desejo de que seus filmes atingissem toda a família, desde os pequenos até o vovô. Portanto, seu maior público eram as famílias compostas por trabalhadores de classe média. Nada melhor, então, que um feriado para curtir um cinema com a esposa e os filhos!
Celebridades e Figuras Ilustres compareciam nas estréias
Suas estréias eram grandes eventos que aconteciam em salas de cinema como o Cine Art Palácio. Para o público, além de curtir um novo filme do cineasta, era a oportunidade de ver Mazzaropi e os outros atores e atrizes do elenco de perto, já que todos marcavam presença nos lançamentos, que contavam também com figuras ilustres como Silvio Santos, dono do canal de televisão SBT.
Confira o Vídeo da Estréia do filme “O Puritano da Rua Augusta”
Por que Mazzaropi parou de lançar filmes dia 25 de janeiro?
Mazzaropi deixa de lançar seus filmes no começo do ano por volta do final da década de 1960, quando surgem “Os Trapalhões”, inspirados no próprio Mazza. O grupo de humor liderado por Renato Aragão começou a lançar seus filmes também nos dias 25 de janeiro, seguindo a estratégia bem sucedida do Mazzaropi.
Como o público dos Trapalhões era o mesmo, Mazzaropi acabava tendo que dividir a bilheteria do Cine Art Palácio com a nova concorrência ao lançar seus filmes nesta data. Então, passou a promover suas estréias em feriados no meio do ano para ter mais lucro.
Serviço
Sobre o Museu Mazzaropi
Endereço: Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Bairro do Itaim. Taubaté, São Paulo.
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: sábado e domingo, das 8h30 às 12h30
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência)
Site Oficial: www.museumazzaropi.org.br