Faleceu hoje aos 72 anos a pesquisadora e professora Olga Rodrigues Nunes de Souza, uma das grandes intelectuais que se debruçaram sobre a vida e obra de Amácio Mazzaropi.
Seus estudos sobre o homem por trás do Jeca do interior de São Paulo balizaram grande parte do que conhecemos sobre os primeiros passos de Mazzaropi.
Hoje, a linha do tempo sobre o artista está eternizada nos painéis interativos do Museu Mazzaropi e pode ser acessada, também, em nosso site através deste link: Quadro a Quadro de Amácio Mazzaropi.
Através das descobertas documentadas de Olga, vieram à luz fatos como o emprego que Amácio Mazzaropi teve na indústria da tecelagem da C.T.I., em Taubaté/SP, ainda adolescente.
Com a realização deste trabalho acadêmico, Olga foi empossada em 2001 com uma cadeira na A.T.L. (Academia Taubateana de Letras).
Carreira Acadêmica
Olga atuou como Professora da Universidade de Taubaté (UNITAU) junto ao curso de história de março de 1990 à fevereiro de 1998;
Foi Coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UNITAU;
Atuou como Diretora do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH);
Foi Professora II, junto a Escola Dr. Alfredo José Balbi, de março de 1998 a janeiro de 2003.
Contribuição para o legado de Mazzaropi
Professora de História da Unitau, Olga foi uma das criadoras do Museu do Homem Caipira, uma iniciativa da Unitau e o Hotel Fazenda Mazzaropi.
O Museu do Homem Caipira funcionou durante nas dependências do Hotel Fazenda Mazzaropi entre os anos de 1987 e 1992. Com o tempo, o acervo dele foi transferido para a Universidade de Taubaté (UNITAU) e foi criado o Museu Mazzaropi no Hotel Fazenda Mazzaropi, no espaço onde antes era o Museu do Homem Caipira.
A prof. Olga passou a coordenar o centro da Unitau onde continuou suas pesquisas sobre o Vale da Paraíba.
Antes havia realizado extensa pesquisa documental sobre o artista Amácio Mazzaropi e escrito vários artigos para revistas acadêmicas.
Também colaborou na produção de conteúdo para uma grande exposição realizada pelo Sesc Interlagos nos início dos anos de 1990 que atraiu mais de 100 mil visitantes à época.
Em suas pesquisas mais recentes dedicou-se ao levantamento dos aspectos históricos e hábitos culinários do Vale do Paraíba.
Olga teve um papel muito importante no surgimento do Museu Mazzaropi e na sua primeira fase. Nosso reconhecimento e gratidão ao seu trabalho como pesquisadora incansável de nossa história.
Documentário: Cineasta das Platéias
A professora Olga foi uma das entrevistadas para o documentário “Cineasta das Platéias“, que foi lançado pelo Museu Mazzaropi em 2004 e pode ser assistido na íntegra pelo link abaixo:
Serviço
O Museu Mazzaropi fica em Taubaté/SP no endereço:
Estrada Amácio Mazzaropi, 249 – Itaim
Telefone: (12) 3634-3446
Horários: aberto de terça aos domingos, das 8h30 às 12h30. Agendamento de grupos de terça-feira a domingo das 9h às 16h.
Ingressos: R$11,00 (inteira) e R$6,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência).