Escolas estaduais e do exército no Museu Mazzaropi

Escolas visitam o Museu Mazzaropi para complementar o currículo formal, exercitar a preservação da memória e do patrimônio cultural.
Os museus são por excelência, espaços pedagógicos, de divulgação do discurso, da formalização e consolidação das identidades. Museus são espaços de prazer, de descoberta, de gosto pelo saber e, como as escolas, são espaços dedicados ao ensinar e ao aprender.
São escolas informais e as escolas têm a autonomia de transformá-lo numa sala de aula, reproduzindo ali os mesmos métodos de ensino que reproduziriam na instituição real.
Sabendo das potencialidades que um museu pode proporcionar, estudantes da Região do Vale do Paraíba têm se dirigido ao Museu Mazzaropi para prestigiar o projeto “Lugares de Aprender”.
O projeto oferece visitas monitoradas às instituições culturais parceiras, com transporte e lanche inclusos, ele está incluso no Programa “Cultura é Currículo” desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação.
Além das escolas estaduais, no mês em que comemoramos o Dia Internacional dos Museus, recebemos também, em parceria com o Cavex (Comando da Aviação do Exército), os formandos da Escola Preparatória Cadetes do Exército. Antes de ingressarem para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, os alunos, que vieram de várias partes do país, passaram uma tarde de descontração no Museu para conhecer uma parte da história do cinema nacional e se identificar com os costumes caipiras da nossa região.
Confira algumas fotos das escolas que visitaram o Museu Mazzaropi: http://www.centenariomazzaropi.org.br/ms-dia-internacional-dos-museus-alunos-das-escolas-estaduais-e-exrcito-visitam-o-museu-mazzaropi/