Sobre o Museu Mazzaropi

O Museu

Em 1992 foi criado o Museu Mazzaropi nas dependências do Hotel Fazenda Mazzaropi, em Taubaté, SP, onde, na década de 70 até meados de 80, existiam os estúdios de cinema de Mazzaropi.

Após a morte do artista e cineasta, em 1981, o patrimônio construído por ele durante uma bem sucedida carreira não teve continuidade e tudo o que havia nos estúdios – câmeras, equipamentos, figurinos, cenários, fotos, carros equipados para externas – foi leiloado, vendido ou extraviado. Nada restou além das construções.

Depois da aquisição do local, em 1985, e de sua recuperação para uso como hotel, os proprietários, antigos conhecidos de Mazzaropi, deram início ao resgate da história da PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi) e criaram o Museu Mazzaropi para expor o acervo que, pouco a pouco, foi sendo recuperado por meio de aquisições, doações de fãs e de pessoas que trabalharam com o cineasta.

Em 1997, o Museu Mazzaropi deu início a um programa de comunicação mais amplo e passou a fazer contatos com arquivos públicos e particulares, outros museus, iniciou um trabalho de fomento à pesquisa sobre a obra do artista junto às universidades e escolas, criou na Internet o site Museu Mazzaropi e, por fim, em 2000, criou o Instituto Mazzaropi (www.institutomazzaropi.org.br), dando uma constituição jurídica e oficial às ações desenvolvidas com o objetivo principal de preservar e divulgar a vida e obra do artista e cineasta Mazzaropi.

No acervo há mais de 20.000 itens entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos que “contam” boa parte da carreira do artista. O museu é aberto à visitação e promove constantemente o atendimento aos alunos de escolas interessados em conhecer mais sobre a história do cinema nacional.

Ação Educativa 

As ações educativas e culturais, além dos acordos de cooperação e parceria com outras entidades, fazem parte da proposta do Instituto e Museu Mazzaropi.

Tomar contato com aspectos da vida de Mazzaropi e conhecer ou rever sua obra, podem colaborar efetivamente para a formação de público como também para o fortalecimento da identidade cultural da população, em especial a do Vale do Paraíba, que tem profunda ligação com essa história.

Informações sobre funcionamento

Horários

De terça-feira a domingo, bilheteria das 8h30 às 12h, permanência no Museu até às 12h30.Fechado às segundas-feiras

Valores

R$ 11,00R$ 6,00 para estudantes

Crianças até 7 anos e idosos tem entrada gratuita.

Agendamento para Grupos

Qualquer pessoa, responsável pelo grupo, poderá fazer o agendamento pelo email [email protected] e Enviar com as seguintes informações: nome da instituição, telefone, total de visitantes, faixa etária do grupo, data e hora pretendida. Este serviço depende da disponibilidade de agenda.

Museu Mazzaropi - todos os direitos reservados.